

O Encanto da Poesia


01/Fev/2025 - 06:00 - 2 min leitura


Crédito da Imagem: Wirestock em www.freepik.com (Reprodução)
Trovas que encantam, versos que emocionam, poesias que tocam a alma. Aqui, cada palavra tem vida, cada rima tem ritmo, cada estrofe tem um universo próprio. Os poetas encontram um refúgio, os sentimentos ganham asas e a imaginação voa sem limites.
O Almanaque do Estudante traz até você um espaço onde a poesia respira e floresce, onde as palavras se tornam pontes para suscitar novos sentimentos.
Nesta nova seção, os grandes poetas regionais, nacionais e internacionais ganham voz, e seus versos chegam até você como um convite à emoção, à reflexão e à beleza da linguagem.
Entre trovas singelas e poemas profundos, queremos despertar a sua sensibilidade, alimentar sua imaginação e reacender a paixão pelas palavras que emocionam e tocam na alma.
Seja bem-vindo a este espaço onde a beleza das palavras se entrelaça com as emoções mais profundas.
Leia, sinta, inspire-se… Poeme-se!
E para iniciarmos com chave de ouro...
... um poema do poeta maranhense Samuel Marinho:


Arte criada por Rawpixel em www.freepik.com
Este poema faz parte do livro "Antiquário Moderno" de Samuel Marinho, lançado em 2023 pela Editora Penalux (atual Editora Litteralux).


Para adquirir este livro,
clique na logomarca abaixo:


O Autor
Crédito da Imagem: www.editoralitteralux.com.br
Samuel Marinho
Samuel Marinho é um poeta brasileiro contemporâneo, nascido em 07.11.1979 na cidade de São Luís do Maranhão.
Suas principais influências remontam à poesia marginal de Paulo Leminski, Chacal (Ricardo de Carvalho Duarte), Cacaso (Antonio Carlos de Brito), Waly Salomão, dentre outros.
Possui ao todo 5(cinco) livros publicados, sendo o primeiro deles, pioneiramente, em formato de e-book, no ano de 2002, "Pequenos Poemas Sobre Grandes Amores"(Edição do autor).
Tem publicados pela Editora Litteralux os livros "Poemas In Outdoors" (2018), "Poemas de Última Geração" (2019), "Fotografias Para Perfis Fakes" (2021) e "Antiquário Moderno" (2023), além de participações em antologias de autores nacionais contemporâneos e divulgações em diversas revistas eletrônicas.
Com o livro "Poemas de Última Geração", foi nominado no ano de 2020 como finalista na categoria "poesia" ao Prêmio Jabuti, o maior prêmio literário do Brasil. O título do livro inspirou o nome do perfil no Instagram @poesiadeultimageracao, onde o poeta divulga alguns de seus versos e referências.
O traço mais marcante de sua poética é discorrer sobre o impacto do avanço das tecnologias informacionais na sociedade contemporânea. Para tanto, ele tem o cuidado de aliar o conteúdo à forma, o que se revela na utilização constante do uso de termos do léxico tecnológico na construção de seus poemas.